

Aline L. P. Gonzaga
Fisioterapeuta de formação, Aline trabalha, estuda e se encanta com o movimento corporal há mais de 16 anos. Como profissional do Método Pilates, aprimorou seu olhar para as nuances e importância dos mínimos movimentos e ajustes do corpo humano, para a qualidade de vida do indivíduo. Fez duas formações completas na área, diversos cursos, palestras e workshops e um aperfeiçoamento nos EUA com a discípula direta do criador do Método, Sra. Lolita San Miguel, no qual recebeu o título de 2a Geração do Método Pilates.
Em paralelo a essa construção profissional, Aline sempre se dedicou à fotografia como um hobbie, uma paixão expressa na forma de observar e absorver o mundo. Fez inúmeros registros de familiares, amigos e para uso e arquivo pessoal, assim como profissional; mas, apenas no final de 2023, reconheceu sua profissão artista como fotógrafa e produtora cultural, ao se inscrever para um projeto cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo. Esse projeto se concretiza agora, na forma destas produções valiosas às quais você tem acesso aqui.
Seu objetivo, durante todo o projeto, por todos os seus trabalhos e, ouso dizer, por toda sua vida, é o de mostrar para as pessoas, quanta beleza, história, emoções, traumas, dores e alegrias, um corpo é capaz de carregar e, também, expressar através do movimento. Corpo é casa, é território ancestral. Nada vem ao mundo sem antes passar pelo corpo e nem se vai, sem antes se despedir dele. E é através do movimento que vida e morte se completam.
"Como cantou Beto Guedes: "Tudo que move é sagrado"e eu espero poder transmitir essa sacralidade através do meu trabalho, seja como profissional do movimento ou fotógrafa. Talvez, a ironia da proposta ou, como prefiro chamar, a ousadia das intenções, seja a de tentar levar às pessoas essa completude da significância do movimento corporal através de algo estático, como a fotografia. Mas é exatamente essa, a maior das intencionalidades do projeto: ser disruptivo, questionador e provocar o desejo de saber mais sobre o assunto."
Assim, Aline intenciona contribuir com a promoção, divulgação e salvaguarda das manifestações culturais e artísticas dos Saberes dos Corpos do Sapê do Norte.