top of page
fundogeral2.png

Sobre o Projeto

'O SABER DO CORPO NO SAPÊ DO NORTE - Cultura e Ancestralidade através do Movimento' é um projeto cultural que teve sua primeira edição ao ser contemplado no edital de Artes Integradas da Lei Paulo Gustavo de 2023, realizado através do financiamento do Fundo de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, Governo do Estado do ES, Governo Federal e Ministério da Cultura. Tem por objetivo retratar uma prática cultural/corporal afro-brasileira, que vem sendo apropriada pelo movimento quilombola, na reafirmação de sua identidade e na luta por seu território, através de registros de fotografia documental com foco nos movimentos e expressões corporais destes indivíduos. Nesta primeira edição do projeto, contemplou-se o acompanhamento do grupo de Jongo de Santa Ana, com sede em Conceição da Barra/ES, como forma de manifestação cultural e de saberes ancestrais do movimento dos quilombolas da região historicamente chamada de "Sapê do Norte".

Referir-se ao “Sapê do Norte” implica trazer à tona as origens desta denominação. O sapê é a vegetação encontrada no nativo, que acompanha as muçunungas dos Tabuleiros Terciários, protegendo os afloramentos de água subterrânea – nascentes, lagoas e zonas de recarga hídrica. Também é pioneiro após a derrubada, queima e abertura de clareiras dentro da floresta tropical para as roças de mandioca: se a roça não vem, é o sapê que desponta na terra, da mesma forma que faz após a colheita. (...) O “Sapê do Norte” era o longínqüo, ao longo dos vales dos rios Cricaré e Itaúnas, região há muito habitada por agrupamentos negros e camponeses que assim se organizaram e se apropriaram da natureza desde os tempos da escravidão colonial até meados do século XX. (FERREIRA, 2009) Assim, a área denominada de Sapê do Norte se refere ao território quilombola situado na região norte do estado do Espírito Santo, que abrange municípios de São Mateus e de Conceição da Barra. (OLIVEIRA, 2010)

Agora, em sua segunda edição, o projeto contemplou o Grupo de Capoeira Itaúnas e toda manifestação corporal dessa arte-luta. O Saber do Corpo no Sapê do Norte – Cultura e Ancestralidade através do Movimento - edição Grupo Capoeira Itaúnas foi realizado com recursos do Fundo de Cultura (Funcultura), da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult/ES), Governo do Estado do ES, contemplado no edital nº 005/2023 - Projetos de Valorização das Culturas Tradicionais do Espírito Santo – Prêmio Mestre Dona Astrogilda Ribeiro dos Santos – Edição 2023. Esta edição teve como principal objetivo realizar registros fotográficos documentais e artísticos, com foco nos movimentos e expressões corporais da prática da Capoeira, através do acompanhamento do Grupo Capoeira Itaúnas, durante o período de um ano (junho/2024 a junho/2025). Somado a isso, identificamos e reunimos informações sobre o grupo e sua história, produzindo uma compilação fotoliterária do mesmo, a fim de contribuir para a salvaguarda da história dessas pessoas, assim como, de todo um patrimônio cultural imaterial. Oficialmente o grupo foi criado no dia 20 de janeiro de 2007, data do primeiro batismo e graduação que aconteceu na tradicional Festa de São Benedito e São Sebastião em Itaúnas – Conceição da Barra/ES. Entretanto, o livro conta as origens da capoeira em Itaúnas desde 1985 através da influência dos capoeiristas Aminthas Loureiro Jr e seu irmão Fábio Luiz Loureiro, Mestre de Capoeira do Grupo Beribazu. Atualmente o Grupo Capoeira Itaúnas é liderado por Antônio Carlos Batista, Mestre Toninho, que junto a graduada e coordenadora Valéria Demoner autorizaram e acompanharam a realização desse projeto e perceberam a importância desse registro para a valorização cultural, reconhecimento institucional, continuidade histórica e salvaguarda do patrimônio. 

Acreditamos que a realização desses fotolivros e das exposições fortalecem, ainda mais, a valorização da arte e cultura capixaba, promovendo o reconhecimento e apoio às práticas corporais do nativo do Sapê do Norte como parte importante da sua história, como também de inspirar outros grupos e comunidades tradicionais a produzirem seus próprios conteúdos, sobre sua cultura, ancestralidade e manifestações folclóricas como forma de salvaguarda destes patrimônios imateriais importantíssimos para nossa sociedade. 

"Foi pensando nessa tentativa de resgate identitário e na importância que o tema tem para a cultura capixaba e para toda a sociedade de forma geral, principalmente para o município de Conceição da Barra e regiões que compreendem o Sapê do Norte, que encontrei inspiração para elaborar este projeto. Minha maior motivação é contribuir, para que a comunidade e grupos folclores, culturais e artísticos do norte capixaba, possam afirmar suas expressões artísticas no cenário cultural do Espírito Santo e, também, inspirar outros movimentos quilombolas a resgatarem seu lugar de origem, suas raízes e toda força motriz que impulsiona esse corpo ancestral; através do olhar de quem vive, estuda, ensina e reabilita o movimento corporal humano; e que vê arte em cada detalhe dele. Que conhecer esse projeto seja uma primorosa experiência!"
 

logosite.png
  • Instagram

© Criado por Aline Gonzaga

bottom of page